quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Por alguns pecados


Margarita Aliger (Margarita Iosifovna Aliger) 
(Маргарита Иосифовна Алигер, 1915 - 1992)
O nome dela também é: "Маргарита Иосифовна Зейлигер"
Nasceu em Odessa, na Ucrânia. 
De família judaica, de sobrenome Zeliger.

Poetisa soviética, tradutora e jornalista.
1934 -1937 estudou em Maxim Gorky Literature Institute.
Foi casada com o compositor Konstantin Makarov-Rakitin,
que faleceu, em 1941, na batalha de Yartsevo.

A sua obra poética compõe-se de 70 poemas (da série).
Tradução do russo, para o português, é 
de Mykola Szoma.

________________________________________________________

15.          Por alguns pecados 
                      (За какие такие грехи, 1954 - 1956) 

Por alguns pecados
que fugiram da lembrança dos dias,
mais difíceis se tornam-me os versos.
Quanto mais idosa se sente a alma,
Tudo mais se complica -- 
mais trabalho é preciso, 
para se manter o estado de calma.

Tudo em volta se torna estreito
e as frases se fazem mais curtas.
O pensamento se põe contra a alma,
Porém dela livrar-me, nem devo pensar.
E sempre mais trabalho dedico a ela.
Então vou ficando mais velho,
por causa da sua ofensa.
                                                                
Nada igual, tudo é contra. 
Nada mais se parece consigo de fato,
mais silente, mais pálido -- sem realce.
E só para me agradar, 
eu não quero mentir para mim,
sufocando-me em inúteis reproches. 
Eu sei muito mais; 
Porém, mais não posso dizer
o que eu gostaria dizer nos meus versos.

O que há? Perguntas se façam a mim?
O batalhão de meus amigos, e
dos que me eram queridos rarejou...
Cada vez mais torna-se dificil amar.

Quanto mais idosa a alma, mais dificil.
Mas não te entregues, não tenhas medo
e não queiras esquecer-te de ti --
de quando tu eras poderoso e rico.
Continue trilhar o teu caminho teimoso,
sincero, sem limites, de privações...
Não queiras descambar das alturas,
nas quais -- na inflexão 
dos acontecimentos e dos anos, 
um homem acaba ficando só, --
O poeta sentando-se à mesa de prosador.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário