segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quadras desenquadradas


Trampolim de mim fizeste.
Acessaste os objetivos...
\mas cuidado!
Não distraias
-- Nada é definitivo!..

Minha mãe foi cantadeira.
O papai foi cantador.
E eu vivo de saudades
-- Sonho ser um trovador!

Se em teus olhos vejo mágoa
-- Cantos e grito de alegria.
Sou malvado e vingativo!..
-- Quero ver-te numa fria.

Canarinho amarelo,
Canarinho cantador!.
Cante aquela do trinado
-- Tu és nela um doutor!

Se o amor que tu me sentes
é dificil de duvidar; Pois,
pergunto eu: Por cortesia,
uma amante poderia enganar?

Canta, canta, passarinho!
O cantar faz bem à alma.
Todo aquele que cantarola
tem sossego e paz na alma.

Triblei a sorte malfadada!
Assim pensei, comigo mesmo.
Qual nada!.. Mesmo driblada
se recompos em dobro --
Arremessou-me a esmo...

Triste a sina é da vizinha.
Ficou a viuva de improviso!
-- Não estava preparada...
Eis que a vida pede-lhe siso.

Clamei por ti desesperado
quando senti saudades tuas...
E o eco reverberou-se!..
É tarde! Ela é mulher da rua.

De nígera cutis
o teu corpo vadio
esbraseia o ser.
Porém, não de todos
-- De quem queira apenas
junto a ele se aqpecer!

Se amar é sentir saudades,
Então eu te amo. -- Porque
Sempre sinto saudades de ti.
Quando distante estás, mais
O meu peito queima em mim!..

Tu me chamaste de palhaço.
Palhaços somos todos nós.
Enquanto o sou por escolha
Tu és por parte de teus avós.

Uma vez me perguntaram:
O que é saudade de uma flor?
Eu respondi: Toda sudade
só é saudade, porque é dor!

Se alguém amar sem ciumes,
Esse alguém não ama. Oh, não!
-- O amor, que é verdadeiro,
Gera ciumes e domina o coração.

Vai vivendo a tua vida.
Não desdenhes o teu filão!
Filho meu, enquanto és jovem
tome o mundo em tuas mãos!..

As quadras que canto agora
São cantos da sorte maldita.
Ela fustigou-me tão forte
que nrm sinto mais a vida!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário