segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Entrançando...


Полонский Яков Петрович (1819 - 1898)
Jakov Petrovič Polonskij
Prosador e poeta russo

Tradução do russo por Mykola Szoma
(Заплетя свои ..., 1864)

Entrançando...

Fazendo a coroa de trança em seus cabelos,
Lembraste-me do teu rosto semi-infantil
Toda alegria aquela, dos teus devaneios em sonhos,
Devaneios que transportam aos tempos de amor infantil.

Recordaste-me todo o ardor dos teus olhos negros
Como o brilho radiante, das noites escuras do leste --
A penumbra dos floridos jardins -- pálida face da lua.
Das primeiras paixões tempestades, tu lembrastes a mim.

Fizeste lembrar-me das muitas sombias querências
Da simplicidadde do florido escuro da tua vestimenta...
A sepultura, as lágrimas, e o delírio no silêncio
De noites solitárias, tu me lembraste-os -- a mim.

Tudo, o que na vida, como um sorriso, apresentou-se-me,
Tudo, o que o tempo, para sempre, da minha vida açambarcou,
Tudo, o que perdeu-se, e tudo, o que levou-me ao amor, --
Tu recordaste em mim. -- Agora, então ajude-me a esquecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário